segunda-feira, 27 de abril de 2009

Começando a construir

Eu quero construir, o que devo fazer? Por onde começo??? Posso fazer com um arquiteto??? Precisa um engenheiro??? É muito caro???
Resolveu construir?? Procure um arquiteto para dar início ao projeto. O arquiteto é o profissional que estará preocupado com a criação dos espaços de maneira harmoniosa de acordo com as necessidades da familia que viverá nesse espaço.

Discuta muito o projeto, sem pressa até chegar a definição. Enquanto estamos no papel, podemos mudar muitas vezes.

Para a aprovação na prefeitura é necessário o projeto arquitetônico obedecendo as leis do munícipio, matrícula do terreno, guia que comprova taxa do alvará de construção paga e ART também paga.
O alvará deverá ser retirado no INSS, e para tanto é necessário uma via do proj. arquitetônico, a ART paga e a matrícula do terreno.
O CREA, orgão que fiscaliza as obras exige alem do projeto arquitetônico, os projetos complementares, que são: Estrutural, Elétrico, Hidro-sanitário e Execução.

O Arquiteto pode assinar todos os projetos citados acima e ainda fazer o orçamento e acompanhar a obra, sem problemas.

E esses projetos custam caro???
O pacote com todos esses projetos custam em média 5% do valor da obra, assim se pretende gastar 100 mil na costrução, os projetos ficararam em torno de 5 mil. Esse valor certamente não significa nada se pensar nas dores de cabeça que vai evitar futuramente.

Com os projetos prontos é só aprovar, preencher as ART's e pagar as taxas junto aos orgãos responsáveis.
Quando a fiscalização do CREA passar na sua obra vai pedir uma via do projeto aprovado na prefeitura, e as ART's de todos os projetos complementares mais a ART de execução assinada por profissional.

Parece até complicado, mas não é não. O importante é a escolha de um bom profissional no ínicio, e negocie com ele a o serviço da parte burocrática.

Esse processo serve para uma grande construção ou uma pequena reforma, independente do tamanho da obra, o importante é ter um bom profissional para assessora-lo e seguir as leis para não gastar mais com multas.


2 comentários:

Daniel Escobar disse...

O fato é que a escolha correta dos profissionais que vão trabalhar na sua obra acaba se convertendo em economia, não é?

Beijos!

Leila Escobar disse...

com certeza sim, quando escolhe os profissionais corretamente, logo na etapa do projeto, a economia aparece no fim da obra.
Se faz uma obra sem projeto, no meio da construção começam a aparecer problemas, e muitas vezes a obra nem ta pronta e ja começam as "reformas".

beijos