quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mais uma vez, "desfavelar"


Dando uma olhada no site da Arcoweb, vi uma matéria que me interessou, sobre a transformação de duas grandes favelas situadas em Osasco - SP, favela Socó e Portal.
Esse é um assunto que me chama muita atenção, eu sempre me interessei pelo contexto favela, o agrupamento, a vizinhança, a comunidade.
Não sei se a solução de todos os problemas relacionados a favela esta na troca dos barracos pelos conjuntos habitacionais.
Melhorados como no caso das favelas Socó e Portal, ou puramente de fachada como no caso do Cingapura (conjuntos habitacionais feitos na época do governo do Paulo Maluf), essas construções não tendem a levar a cidade para dentro da favela e vice e versa, não acabam com o tráfico, não geram empregos e não criam cidadões melhores ou piores, no geral só transferem alguem de um barraco de madeira para um "apertamento" de alvenaria.
O que me chamou a atenção nessa reportagem é que o projeto inclui a proposta de auditórios, oficinas, creches e centro esportivo inseridos à area.
Para que tudo isso dê certo, é necessário que a cidade entre na favela, contrução de comércio para moradores de bairros vizinhos, para que o morador da cidade do asfalto entre na favela, para que o individuo que vive na favela não se sinta isolado e descriminado no seu ambiente.
Grandes prédios são só grandes prédios, o estudo deveria ser muito mais rigoroso para não termos mais Cingapura espalhado por ai.

Cingapura na época da construção, ja havia problemas, e hoje, os problemas continuam.

2 comentários:

Nathy disse...

é bem por aí mesmo, Leiloca!

Leila Escobar disse...

Infelizmente é assim que funciona né Nathy, eu torço muito para que essa realidade mude.