quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Arquitetura e Futebol

Eu nunca fui muito fã de futebol, tenho meu time de coração, o Corinthians - claro, mas não sou fanática, torcedora de carteirinha.
Mas o futebol tem algo que é incrivel, os estádios. Os arquitetos estão cada vez mais preocupados com as condições climáticas, com o conforto e a maneira que o torcedor assistirá a partida do seu tão adorado time e principalmente com a aplicação de novos materiais.
Perto de copa então, quando começam as concorrências para ver qual país sediará o tão disputado campeonato, é que se liberta totalmente a imaginação e as idéias criam asas.
E o Brasil é o país escolhido para sediar a copa de 2014, e a disputa para ver quais estados irão garfar o direito de apresentar as partidas ja começou.

No todo são 18 as cidades candidatas, mas apenas 12 serão escolhidas. Os dois principais quesitos para escolha é a infraestrutura da cidade, para receber a sede (transporte, hospedagem, segurança...) e o projeto do estadio em si. Houve participação de escritório de arquitetura estrangeiros, em pelo menos cinco casos.
A disputa é totalmente livre, e isso traz pontos positivo no campo arquitetônico, porque conseguimos com isso uma grande diversidade de projetos e algumas boas surpresas. Mas sempre tem os pontos negativos, porque ninguem pode garantir a qualidade arquitetônica dos projetos. A Fifa leva em conta a viabilização do evento, se o estádio, se comporta o número indicado de torcedores, mas não leva em conta a beleza do projeto.
E hoje vou postar a proposta de projeto do estádio de Cuiabá, que disputa com Campo Grande e Goiania, pela região Centro-Oeste.
Nosso governador, Blairo Maggi, promete R$ 1 bilhão e mais investimentos da iniciativa privada para conseguir que Cuiabá seja a sede da Copa 2014.
E se conseguirmos ter nossa Capital escolhida, será uma das poucas cidades brasileiras a contar com um estádio totalmente novo. O escritório Castro Mello Arquitetos de São Paulo é o responsável pelo projeto. Elaborado em menos de um mês, o projeto adota na cobertura componetes que rementem visualmente à cultura dos bororos.
Para que o projeto seja implantado, o Estádio Governador José Fragelli terá que ser demolido.
O novo estádio tem formato retangular e cantos arredondados,
com estacionamento distribuidos ao seu redor. Uma das particularidades analisadas foram as condições climáticas, ja que em Cuiabá as temperaturas são altas o ano inteiro. Para favorecer a ventilação, a cobertura será ligeiramente afastada do nível superior da arquibancada.
Vai ai algumas imagens do estádio de Cuiabá, e desde ja estou na torcida para que Cuiabá vença o concurso do Centro-Oeste.
A capacidade inicial do estádio será de 48,5 mil lugares.



3 comentários:

Daniel Escobar disse...

Ta muito lindo o projeto mesmo, mana. Só faltava que a escolha pelo escritório de arquitetura tivesse recaído sobre uma empresa de Mato Grosso né...

Beijos

Leila Escobar disse...

Pois é Dani, isso me deixa até um pouco indignada, que um projeto desse nivel seja feito fora do estado, mas fazer o que, pelo menos esta sendo feito por um escritório brasileiro. Alguns projetos foram feitos fora do país.

beijos e valeu a força

Unknown disse...

Gatinha, agora vai meu post, belos estadios, ate deu vontade de acompanhar mais futebol rsrs, e belo blog.
beijokas