segunda-feira, 16 de março de 2009

Reformando

Como eu já disse, todos tem dentro de si um arquiteto ou engenheiro, e isso em geral pode ser problema.
Quando a pessoa compra um terreno, e vê aquele "mundão" vazio, pensa logo, não tenho ideia do fazer aqui, e corre atrás de um profissional, mas quando essa pessoa tem uma casa e quer mudar algo, uma parede, uma porta, uma janela, ou qualquer coisa parecida, logo pensa, ah isso é facinho facinho, deixa comigo.
E ai começa a quebrar, derrubar, construir e ai a coisa sai do controle, e então pensam: Ai meu Deus, o que que eu faço agora???

No fim de 2008 me apareceu algo assim, a reforma já estava "adiantada", e a cliente olhou para mim e disse, o que eu faço agora? E eu pensei, o que ela vai fazer agora??? A obra tinha um pedreiro e um servente, um tirava o reboco e o outro olhava, e eles revezavam de função, o que olhava ia para frente de serviço e o que estava trabalhando passava a olhar. Assim já estavam a 3 longos meses, literalmente, enrolando a moça.
Quando eu cheguei, os dois olharam com ar de desagrado, porque comigo na obra os dois teriam que trabalhar e eu, olhar.

Veio as festas de fim do ano, a obra parou, mesmo porque a cliente dependia da tia, uma senhorinha com jeitinho maravilhoso da minha avó, para dar andamento nos serviços e aceite no projeto, a tia mora no Rio.
As mudanças começaram mesmo só no fim de Janeiro, decidimos então contratar um mestre de obras e uma empreita para tocar os serviços, eu faria visitas a obra em caso de necessidade.
Eu tenho passado la, e as coisas estão relativamente bem.
É tão mais fácil quando tem uma equipe de trabalho!!!

1° Visita:
O maior problema era que a chuva descia pela parede formando uma grande cachoeira. Para melhorar isso, só fazendo uma varanda, para proteger tanto da chuva como do sol.






Aproveitei o espaço para ampliar o interior da casa, criando uma suite para dar mais conforto.








E ainda sobrou espaço para uma lavanderia na lateral do banheiro da suite.
Com dois meses estamos bem adiantados, praticamente faltando pintura, piso e esquadria.





As principais melhorias:
- Varanda protegendo a porta da cozinha
- Ampliação da sala
- Suite














E nunca se enganem com uma reforma, quebrar parede é algo compulsório, depois que você quebra a primeira, sente uma necessidade imensa de quebrar outra e outra, quando você vê tem alguém tirando o telhado da sua casa e você nem sabe ao certo porque.


Um comentário:

Daniel Escobar disse...

Mana, estou adorando seu blog e a idéia de mostrar o making off do trabalho. Muita gente nem faz idéia (como eu) do que seja derrubar ou levantar uma parede. Parabéns!!!