segunda-feira, 22 de junho de 2009

Comprando um terreno

O 1° passo para começar uma obra, é a compra de um terreno, e esse 1° passo é sem dúvida importantissimo, afinal é la que sua casa vai estar, para sempre.

O que observar quando for comprar seu terreno e porque?

  1. O nível do terreno em relação à rua. Dependendo de quanto seu terreno for abaixo ou acima do nível da rua, você terá que gastar muito para aterrá-lo, ou cortá-lo. O importante é que o profissional que fará o projeto conheça bem o terreno, para que possa adequar o projeto ao terreno, e você gaste o mínimo com corte e aterro. Cada projeto é feito para cada terreno!!!
  2. Se o local é compatível com a casa que pretende construir. É mancada comprar um terreno em uma área desvalorizada e fazer um projeto/construção de alto padrão, porque você terá problemas para vende-la se um dia precisar. Procurar uma área super valorizada para fazer uma casa de padrão baixo também não é uma boa opção, você não vai querer desembolsar mais no terreno do que na construção.
  3. Valorização da área em questão. Comprar um terreno barato em uma área que não promete crescimento e retorno pode ser um problema para quem pretende revende-lo mais tarde.
  4. Observar o entorno, se existe por perto algo que valorize ou desvalorize seu imóvel. Mercado, farmacia, escolas, pequenas vendas por perto é muito bom, isso agrega valores.
  5. A área do terreno. Cada prefeitura tem uma porcentagem máxima permitida de construção dentro de um lote, taxa de ocupação do solo. Não adianta comprar um terreno pequeno e querer fazer nele uma mansão, é impossível. Deve-se observar e respeitar os recuos mínimos, também exigidos pela prefeitura.
E uma boa observação: Quando for tratar com o vendedor do terreno, converse sobre a responsabilidade da limpeza no ato da compra, a limpeza é algo que pode ser bem dispendioso. De repente, pode ficar acordado com o dono dele entregar o terreno limpo, e você pode economizar uma boa grana pra gastar com algo para sua nova casa.

Terreno encontrado, mãos a obra, (literalmente) é hora de começar a construir!!!

Nenhum comentário: