sexta-feira, 3 de julho de 2009

Primeira semana de obra

Depois de muita peleja, consegui começar a obra essa semana. A semana passada precisei limpar o terreno, correr atras do aterro (isso ficou por conta do Wilson) e comprar o material para a primeira etapa, afinal não adianta por a equipe no local se não tiver material.
Ínicio de obra geralmente é muito lento, o serviço não aparece, tem que montar armadura da fundação, fazer o gabarito e a marcação da obra, abrir as valas, fazer a escavação das brocas. Tijolo que é bom, nada ainda.
Para você que esta pensando em construir. Qual a vantagem fazer a própria obra e não deixar na mão de uma construtora? É o pode-se economizar pesquisando preço de material. A diferença de loja para loja é muito grande, sempre assim, um ítem está muito mais caro em uma loja, e outro ítem muito mais barato nessa mesma loja, não pode ter preguiça de pesquisar e nem de quebrar pedido. Não é pecado fazer pedido picado, compra o cimento aqui, o tijolo la e o prego acolá.
De tanto pesquisar conseguimos um desconto de 8,89% no valor do aço, o que foi aproximadamente R$200,00, o que significa 500 tijolos.

Aliás, um parenteses: Desde o ínicio da obra computamos tudo em tijolo, diz que um casal que esta prestes a ter um filho computa tudo em fraldas. Em casa agora é assim, nossa, um sorvete vale 10 tijolos. Uma noite de cervejinha com amigos, 100 tijolos e um saco de cimento.

Voltando a obra, tem também muita diferença em se comprar a vista e a prazo, o Cimento, que é um material muito usado em todas as etapas, tem um acréscimo de 2,87% a prazo e o Tijolo tem um acréscimo de 11% para mais a prazo.

Pequeno lembrete: O Governo prorrogou até o fim do ano a isenção de IPI sobre os materiais de construção! Vamos aproveitar para construir enquanto está tudo um pouco mais barato.

2 comentários:

leyde disse...

Oi Leila!
Além de uma excelente profissional você é uma pessoa muito querida.Adorei a reforma de casa.
Proximo projeto.. área externa conto contigo.
bjos
Leyde - Rondoseg Seguros

Leila Escobar disse...

Oi Leyde, primeiro agradeço a visitinha ao meu blog.
E agradeço imensamente o elogio!!!
Farei o projeto da Área externa com prazer, é só me ligar.

beijocas